Com o crescimento dos processos mecânicos e de automação, a preocupação das indústrias é tanto com os processos que fomentam quanto em preservar os equipamentos utilizados. A pintura industrial é uma das técnicas mais difundidas de preservação de equipamentos contra corrosão, e é recomendada para diversas aplicações, de muitos setores, como indústrias siderúrgicas e petrolíferas, entre outros.
Benefícios reconhecidos da pintura industrial
A pintura industrial é uma técnica muito utilizada para a proteção anticorrosiva aplicada a instalações e equipamentos de metal e tem a função de melhorar a resistência do equipamento à corrosão, por meio de diversos processos, como a galvanização, por exemplo.
Como um importante benefício, a pintura industrial possui muitas características a serem consideradas, como a facilidade de aplicação e manutenção da peça que recebeu a pintura, o que gera uma ótima relação de custo-benefício ao setor industrial.
Aplicações para pintura industrial além de técnica anticorrosiva
Além de servir como proteção aos mais variados tipos de equipamento de metal, a pintura industrial confere melhor estética visual ao ambiente, serve como solução de sinalização para instalações e equipamentos, pois pode ser utilizada na identificação de fluidos em tubulações, suporte de segurança industrial, tratamento de superfícies metálicas com rugosidades disformes e como isolante térmico, dentre outras utilidades.
Outro exemplo de aplicação é no setor náutico, onde a pintura industrial é aplicada em cascos de embarcações, com utilização de tinta antifoulin, para evitar a incrustação de micro-organismos marinhos na região tratada.
Ainda, a pintura industrial pode se apresentar em diversas formas, conforme a especificação do equipamento e necessidade do cliente: em poliuretano, para água doce ou salgada e para meio, médio ou pouco agressivo.